segunda-feira, 4 de junho de 2018

BLOGUEIRO DE CODÓ DIZ QUE SEGUNDO LEVANTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL FOI AMEAÇADO DE MORTE, AINDA NO ANO PASSADO,PELO VEREADOR VALDEK FROTA

O blogueiro de Codó,Marco Silva, em uma recente postagem diz que segundo relatório de uma organização não-governamental foi ameaçado de morte pelo vereador Valdek Frota,após o blogueiro denunciar a má forma como o parlamentar usava para com os funcionários  da UPA.Veja o texto postado pelo próprio Marco Silva em seu blog:
ARTIGO 19 (organização não-governamental de direitos humanos nascida em 1987, em Londres, com a missão de defender e promover o direito à liberdade de expressão e de acesso à informação em todo o mundo) divulgou nesta segunda-feira (04) o relatório anual sobre graves violações contra comunicadores no Brasil. O documento é o mais completo já produzido e mostra todos os casos de profissionais da imprensa brasileira que foram assassinados, sofreram ataques às suas vidas ou foram ameaçados no ano de 2017.
Os números divulgados pela ARTIGO 19 são preocupantes e mostram que foram registradas 27 graves violações, sendo dois casos de homicídio, quatro tentativas de assassinato e 21 casos de ameaça de morte.  O número é considerado alto e comprova que o Brasil é um dos países mais perigosos para o livre exercício da comunicação.
Homicídios
Em 2017, dois comunicadores foram assassinados no Brasil tendo o exercício de seu trabalho como motivação para o crime.  Ambos os casos são de blogueiros que atuavam em cidades pequenas do Ceará, com provável atuação do crime organizado em sua morte. A situação reitera o que esse tipo de profissional é a maioria dos comunicadores assassinados no Brasil.
Um dos casos é do comunicador Franzé, que chegou inclusive a sofrer uma tentativa de assassinato em 2011, em razão de reportagens de cunho policial quando trabalhava no rádio.
Embora não atuasse mais como radialista, mantinha uma página informativa no Facebook, onde seguia abordando ocorrências de crimes. Franzé foi abordado por dois homens em uma moto quando saia da casa de sua mãe, sofrendo disparos pelas costas.
O crime era tema também constante no blog de Luís Gustavo, comunicador de Aquiraz assassinado na porta de sua casa. Embora não se soubesse de ameaças sofridas pelo blogueiro, sua morte, tal como a de Franzé, sinaliza a vulnerabilidade permanente de comunicadores alternativos.
Blogueiro de Codó é ameaçado de morte
Dois dos 27 casos foram registrados no Estado do Maranhão, sendo um na cidade de Codó e o outro na cidade de Esperantinópolis. Os comunicadores dos dois locais foram ameaçados de morte por denúncias feitas em seus blogs.
Em Codó, o blogueiro Marco Silva foi ameaçado de morte pelo vereador Valdek Frota. O crime aconteceu no mês de julho do ano passado após o comunicador denunciar a truculência e abuso de poder praticadas pelo parlamentar contra os funcionários da Unidade de Pronto Atendimento de Codó (UPA-24 HORAS).
A ameaça foi feita durante sua fala na tribuna da casa. O edil mostrou descontrole emocional ao afirmar de forma grosseira que será respeitado pelo jornalista, e dá a entender que pode fazer alguma coisa contra o blogueiro através de um de seus irmãos.
Ataque à liberdade de expressão
A artigo 19 lembra que um atentado contra a vida de um comunicador em razão de sua atividade tem um objetivo claro: silenciar. E é uma violência que perdura, pelo cenário de intimidação e medo que produz. É em condições assim que os violadores conseguem calar e impedir a livre circulação de informações. A isso, não raro soma-se o sentimento de desamparo das vítimas e a desconfiança em relação às autoridades responsáveis pela investigação dos casos.
Esse cenário de hostilidade e ataques a comunicadores cumpre um papel muito claro: impedir a efetivação da liberdade de expressão e do direito à informação. Isso se configura de maneira ainda mais intensa em um ambiente de comunicação como o brasileiro, marcado por um grande “deserto de notícias”, em que mais de um terço da população vive em cidades sem nenhum jornal impresso ou online local.
Confira o relatório completo clicando AQUI.
Conheça mais sobre o trabalho da ARTIGO 19 acessando o sitewww.artigo19.org
Imagens, trechos do texto e algumas informações contidas nessa matéria foram extraídas do relatório anual da ARTIGO 19.
Fonte: Blog do Marco Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário